sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Figurinista Brasileiro em HP ~~


Um certo fã brasileiro, o designer Mauricio Carneiro, tem mais motivo do que todos os outros para ficar triste com a história que marcou o mundo: há seis anos, é ele quem desenha as roupas de Harry Potter, Hermione, Ron e outros personagens da série.

“É muito recompensador trabalhar em um projeto desse nível, é uma experiência que vai ficar para o resto da minha vida”, diz Mauricio, em entrevista ao G1 por telefone. Radicado em Londres desde 2001, ele é o ilustrador de vestuário da produção, responsável por desenhar os croquis que orientam a confecção dos figurinos de todo o elenco de “Harry Potter”. “Meu trabalho é levar a magia da história para as roupas e colocar isso no papel”, conta o carioca de 39 anos.

Pode parecer moleza, mas não é bem assim. Só em “Harry Potter e as relíquias da morte – Parte 1”, cada personagem da trama precisou de cerca de 20 trajes, sendo que, para chegar ao desenho final, são necessárias diversas versões de um mesmo figurino. Em alguns casos, Mauricio chegou a reelaborar 30 vezes o look para chegar à aprovação de todos: diretor, produtor e atores. “É muito trabalho, com muita gente envolvida. Até chegar ao produto final, tem um processo grande de tentativas, tudo tem que estar perfeito, cada detalhe”, afirma.
Visual mais adulto


Entre os desafios de Mauricio para o mais recente longa-metragem da série está dar um visual mais adulto para os três protagonistas. “À medida que eles cresceram, foram mudando de corpo. O Harry ,por exemplo, começou a ter mais músculo, e os figurinos tiveram que valorizar isso. No caso da Hermione, houve uma passagem de menina para mulher, e esse desabrochar devia estar presente nas roupas e nas cores”, observa o designer. Além disso, os figurinos precisavam refletir o clima do último episódio, mais sombrio que os anteriores. “Nesse ultimo filme o Harry Potter passa a maioria do tempo fugindo, por isso tivemos que dar a impressão de que ele está com a mesma roupa o tempo inteiro. São as mesmas peças que vão sofrendo os efeitos da vivência e ganhando inúmeras versões”, completa

3 comentários:

  1. Gostei muito do trabalho dele,acho q se eu soubesse desenhar tão bem assim eu também tentaria alguns visuais dos personagens..aushaushaush...Já vi alguns desenhos deles e são realmente lindos,Amei!

    bjoo

    ResponderExcluir
  2. QUE MASSA ADOGOOOOOOOO

    ResponderExcluir

Deixem sua carta trazida pela coruja!